Resende - Panchorra
Ponte
9-09-2017
Imagens: Lurdes Pereira
Informação recolhida derrota do Românico
Situada na freguesia da Panchorra, no extremo sudoeste do concelho de Resende, em pleno planalto da serra do Montemuro e sobre o rio Cabrum, a Ponte da Panchorra foi, durante décadas, considerada uma ponte romana. A provável existência de um itinerário romano que junto dela passava terá contribuído para esta associação.
Localizada numa povoação cujas primeiras referências históricas remontam a 1258 e onde existem outras pontes de cantaria que devem a sua construção à necessidade de comunicação e comércio entre povoações vizinhas, esta Ponte deve ser entendida num contexto mais limitado a nível espacial: providenciar o acesso seguro ao termo agrícola da povoação que se estende para lá do curso do rio Cabrum.
A Ponte da Panchorra, com duplo arco de volta perfeita, contradiz a fórmula frequente de pontes medievais em cavalete erguidas em lugares onde o vale é mais apertado.
Aliás, a escolha do local evidencia mais a preocupação com o acesso imediato ao limite concelhio do que com a obtenção de uma estrutura robusta e duradoura, não obstante a sua dimensão, derivada do aproveitamento do afloramento granítico no leito do rio, o que permitiu prolongar a estrutura com o acrescento de um arco menor lançado à margem direita.
Esta assimetria, juntamente com a pouca qualidade do talhe da cantaria utilizada e a não existência de talha-mares, revela uma linguagem vernacular, ou seja, o emprego de materiais e recursos do próprio ambiente em que o imóvel foi construído. Por conseguinte, estamos certamente perante uma obra municipal.
· Se já se encontra na vila de Resende, siga na direção do Mosteiro de Cárquere e depois na da Ponte da Panchorra, respeitando a sinalização da Rota do Românico.
·
Coordenadas Geográficas: 41° 0' 50.33" N / 7° 58' 30.27" O
Nome popular: Merendinhas
Nome científico: Crocus Selvagem
Segundo as publicações do FaceBook, é desta planta que se extrai o Açafrão.
(Espécie: Crocus - Família: Iridaceae)
O crocus e as suas origens
Registado pela primeira vez pelos antigos romanos, o crocus faz parte da família Iridaceae, sendo conhecidas mais de 80 espécies desta planta. O seu nome deriva da palavra "Kroke" que, na Grécia antiga, significava "filamento", em referência aos longos e filamentosos estigmas que possui.
O açafrão é produzido a partir dos estigmas secos do Crocus sativus, sendo utilizado na cozinha como corante natural e especiaria.
Informação retirada de:
http://www.bayergarden.pt/Plants/c/Crocus
Moinho desactivado da Panchorra
9-09-2017
Imagem: Lurdes Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário